Conheça mais sobre a espécie

Mirim Preguiça

Nome científico: Friesella Schrottkyi

Nomes populares: Mirim-Preguiça, Preguiçosa

Ocorrência: A Mirim-Preguiça é encontrada na Região Sudeste do Brasil (Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo), e na Região Sul(Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Morfologia: É uma espécie facilmente reconhecida pela cor cinza-opaca devido à pilosidade do corpo. Mede aproximadamente 3mm, sendo uma abelha bem pequena.

Ninho: Bem adaptada à vida urbana, os locais de nidificação da Mirim-Preguiça são ocos variados em muros de pedra, tijolos vazados, cabaças e ocos de árvores. O ninho possui sua entrada um pouco saliente, com apenas uma pequena abertura, feita com cera branca ou branco-amarelada. Esta é fechada à noite. No interior, as células de cria podem formar favos irregulares ou cachos, podendo ser helicoidais, horizontais ou não ter forma definida. As células de cria são construídas, simultaneamente, em baterias, mas a rainha fixa uma delas de cada vez, em sequência, durante o processo de postura de ovos. O fechamento das células de cria é feito por várias operárias, usando as mandíbulas e não a inserção abdominal, como nas outras espécies de meliponas. A Mirim-Preguiça produz pequenos depósitos de própolis viscoso, puro. Os potes de mel e pólen medem cerca de 0,5 cm de altura e são feitos com uma cera muito fina.

Mel: Produzem pouca quantidade de mel.

Comportamento: Recebe esse nome, porque inicia seu trabalho somente quando a temperatura se aproxima de 20°C. Por isso, começa a trabalhar por volta das 10 da manhã e para por volta das 15-16h. é uma abelha bem pequena, um pouco maior que a Drosófila (uma espécie de mosca das frutas). Cada colônia apresenta cerca de 300 abelhas. é uma abelha muito importante na polinização de árvores. Seu voo é bastante diferenciado, pois, antes de pousar na flor, faz uma espécie de dança em zigue-zague.

Fontes: Embrapa, CPT, USP, WebBee e Wikipédia

Outras espécies

Veja mais informações sobre outras espécies

Outras espécies

www.000webhost.com