Conheça mais sobre a espécie

Marmelada Amarela

Nome científico: Frieseomelitta varia

Nomes populares: Marmelada Amarela

Ocorrência: A Marmelada Amarela é uma abelha encontrada do sudoeste Mexicano ao sudeste Brasileiro, sendo encontrada em florestas da Amazônia, em vegetação de caatinga e no cerrado.

Morfologia: Como o próprio nome diz, a abelha Marmelada Amarela possui coloração amarelada, com o corpo fino e asas maiores que a longitude do corpo. Como todas as abelhas da tribo Trigonini, essa espécie possui o ferrão atrofiado.

Ninho: Essa espécie nidifica em ocos de árvore, como a Jatobá. A entrada do ninho é feita de própolis, pequena, não saliente e permite que apenas uma abelha passe por vez. Em seu interior, há potes de mel ovoides, e células de cria levemente unidas umas às outras. As larvas de operárias perfuram a célula de cria vizinha e se apropria do alimento. Não foi constatada a presença de operárias poedeiras. Os potes de pólen são cilíndricos ou cônicos, com cerca de 3 cm de altura e os potes de mel são ovoides, com cerca de 1,5 cm de altura. As colônias podem ser médias ou grandes.

Mel: A abelha Frieseomelitta varia possui um mel muito saboroso, bastante denso e viscoso, diferentemente da maioria dos outros tipos de mel de meliponíneos.

Comportamento: A abelha Marmelada Amarela é bastante agressiva, quando ameaçada, mas, após algum tempo, geralmente se acalma. Ela se defende depositando pelotas de própolis pegajoso sobre quem a importuna. é uma abelha que pode roubar o pólen de outras espécies. Sua colmeia é coberta com própolis depositado pela própria abelha. A cria é produzida em células que encostam levemente umas nas outras ou são ligadas por um cabo pequeno de cerume, formando grupos parecidos com cachos. Há células reais, inclusive formadas a partir de células comuns, na ausência da rainha. Nesta espécie, as operárias nunca desenvolvem ovários.

Fontes: Embrapa, CPT, USP, WebBee e Wikipédia

Outras espécies

Veja mais informações sobre outras espécies

Outras espécies

www.000webhost.com